segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Relatório da Bibliotecária – I Gestão Administrativa - Significado da Marcha da Moeda

Consta em nosso ritual a Marcha da Moeda, cuja realização é opcional. Porém, qual é seu real significado?
A Marcha da Moeda é uma fonte da qual podemos extrair incentivos necessários ao espírito da caridade, capazes de exercer transformações na natureza espiritual do ser humano. É uma oportunidade silenciosa que recebemos para elevar o nosso comprometimento com a solidariedade.
Herdamos essa antiga prática ritualística da Maçonaria, que se destina à coleta de recursos para o nobre exercício da beneficência. Sua circulação em nossas reuniões é realizada pelas zeladoras. Nesta ocasião, cada participante da reunião ritualística deposita a contribuição que acha que está em condições de fazer e que, acumulada, forma um fundo especial. Deve-se praticar tal gesto com a mão direita fechada, contendo a sua contribuição, movimentando-a da altura do coração, enfiando-a no recipiente e voltando com a mão aberta.
O valor doado por cada pessoa deve ser sigiloso - “Para que tua esmola fique em segredo e teu Pai, que tudo vê em segredo, lhe dará a recompensa.” (Mateus 6:4).
Quando for previsto pela Honorável Rainha e/ou pelo Conselho Guardião que haverá Marcha da Moeda, torna-se interessante e desejável que nenhuma pessoa autorizada a assistir toda a reunião se retire desta sem se fazer presente ao ato ritualístico, pois suas vibrações positivas também serão compartilhadas com o Bethel.
Trata-se, portanto, não apenas de um ato voltado para a arrecadação monetária, mas de um ato que principalmente, antes de qualquer coisa, valoriza a iniciativa e a boa intenção de todos os presentes.
Giulia Figueiredo Barbin

Nenhum comentário:

Postar um comentário