segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Relatório da Bibliotecária - I Gestão Administrativa - O Triângulo

O triângulo é a insígnia de nossa Ordem, com as três Filhas de Jó segurando o emblema de cada uma das três épocas, símbolo de fartura e perfeição.
No plano, triângulo (também aceito como trilátero) é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três segmentos de reta que concorrem, dois a dois, em três pontos diferentes formando três lados e três ângulos internos referindo-se a um dos mais perfeitos números.
Três é o número de épocas de nossa cerimônia; as três Filhas de Jó, a Santa Trindade e os três amigos de Jó vindos do Oriente.
O triângulo também é conhecido como delta. Por definição, segundo o dicionário Aurélio, “Delta” é a quarta letra do alfabeto grego, correspondente ao nosso D.
É o emblema da Tri-unidade. É o primeiro polígono. É o símbolo da tripla Força indivisível e divina que se manifesta como Vontade, Amar e Inteligência cósmicos ou ainda os Polos positivo e negativo e o efeito de sua união.
No Templo Maçônico geralmente ele fica no Oriente atrás do trono da sabedoria. Muitas vezes é colocado, em menor tamanho, na parte frontal externa do Dossel.
Para os teístas (Teísmo do grego Théos, “Deus”) o Delta representa a presença da Divindade e, normalmente, no seu interior são colocados símbolos representativos.
Para os agnósticos (sentido popular: não aceita nem descrê em Deus), o Delta representa a sabedoria, o conhecimento. No seu interior, normalmente é colocado o “Olho que Tudo Vê”.
Assim, podemos concluir que além de herdarmos da maçonaria um importante símbolo para a nosso insígnia, ela traz consigo nossas particularidades, pois nos remete a sabedoria de Jó. A paciência, a fé e a recompensa.
Bibliografia:
[1] O Delta Sagrado (Pílula Maçônica nº 122) - Tio Alfério Di Giaimo Neto -http://pilulasmaconicas.blogspot.com.br/
Ritualística do dia 19/10
Giulia Figueiredo Barbin

Nenhum comentário:

Postar um comentário